Serviços

Procuramos construir soluções de alta tecnologia em pesquisas.

A JEO Brasil Pesquisa & Projetos propicia sua empresa a explorar tendências de mercado. Testa produtos e propaganda. Proporciona aos nossos clientes estabelecer uma relação duradoura com seus consumidores. Elabora estudos para desenvolvimento de marcas e busca opiniões para posicionamento estratégico e comunicação institucional. Investiga a reputação de empresas e instituições. Colhe informações fidedignas nos processos eleitorais e permite tomada de decisões estratégicas para os que detêm cargos executivos.

Viabiliza estratégias nas tomadas de decisões para a implantação de novos negócios.

Para tanto usamos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisas, validados e confiáveis em todo o mundo, oferecendo informações consistentes para nortear seu trabalho no mercado, apontando caminhos de ação e soluções estratégicas para gerar negócios rentáveis. Na JEO Brasil sua empresa é atendida por uma equipe exclusiva e multidisciplinar, liderada por profissionais de grande e reconhecida experiência. Todo o conteúdo e o conhecimento gerados pelos estudos dos métodos qualitativos e quantitativos se somam, transformando-se em soluções integradas, criativas e adequadas a cada um de nossos clientes.

Pesquisas de Marketing - Otimize o posicionamento das suas marcas

  • Como e porquê os consumidores escolhem marcas e produtos;
  • Como se posicionam as marcas no mercado (forças e fraquezas);
  • Qual é a relação de valor: preço relativo versus qualidade percebida (value and equity analysis);
  • Grau de confiança numa marca;
  • Aceitação ou rejeição do produto, serviço ou marca.

Com este estudo sua empresa estará capacitada a entender o mercado e o consumidor, proporcionando uma compreensão do valor de sua marca, indicando pontos potenciais de melhoria.

Evolução de preços

  • Elaboração de estudos compreendendo métodos e técnicas avançadas para a tomada de decisões confiáveis sobre preços o que permite antecipar o efeito das ações da concorrência.
  • O consumidor é estimulado de forma natural e realista a tomar uma posição, a partir de seqüências de escolhas.

Este método atinge diversos níveis de complexidade; além de marca versus preço, cobrindo variações de tamanho, formato e etc.

Composto de decisão de compra

É um estudo que auxilia nas seguintes tomadas de decisões:

  • Como compor um produto/selecionar aspectos e características?
  • Como compor linhas/variantes de produtos?
  • Como montar promoções casadas/kits?
  • Qual será o diferencial em relação à concorrência?
  • Para que perfil de consumidor devo posicionar meu produto?

Estudos adicionais

  • Hábitos de compra, Envolvimento e Motivação à compra.

Tomada de decisões na área de embalagem e comunicação visual

Coletamos dados do consumidor para tornar as ações na área de embalagens e comunicação visual mais abrangentes.

Onde se aplica:

  • Lançamentos de novos produtos;
  • Rejuvenescimento e reposicionamento de marcas;
  • Desenvolvimento de marcas, identidades corporativas;
  • Mudanças estruturais de embalagens;
  • Campanhas publicitárias (outdoor/mídia impressa) e websites.

Pesquisas de comunicação e design

Este estudo:

  • Combina medidas comportamentais (o que o consumidor faz de fato) e atitudinais (o que ele declara);
  • Quantifica o impacto e a percepção de designs no contexto competitivo;
  • Fornece informações precisas para a tomada de decisão;
  • Seleciona a melhor opção de design, considerando impacto e mensagem transmitida.

Metodologia para Entender e Aumentar a Lealdade dos Clientes

Pesquisa integrada utilizando entrevistas com questionários e grupos de discussão. Este pacote integrado JEO Brasil Loyalty ajudará sua empresa a:

  • Reter os seus melhores clientes;
  • Focar seus clientes de maior valor potencial;
  • Envolver e motivar seus funcionários;
  • Capacitar sua empresa a aumentar a satisfação do cliente;
  • Identificar e compreender as causas tanto da lealdade como da deslealdade;
  • Prover sua empresa de dados suficientes para levar o consumidor ao encantamento;
  • Aumentar o impacto nas vendas;

Pesquisa de satisfação avaliando resultados de Sucessos em Feiras de Negócios e Congressos.

Este estudo, utilizando questionários estruturados com perguntas de múltipla escolha, aplicados tanto aos expositores de feiras e seus visitantes, bem como aplicados aos palestrantes e seus participantes, em congressos, de modo geral.

A pesquisa é completa e compreende:

Nas Feiras

  • Perfil dos expositores (ramo de atividade, local de origem e porte da empresa);
  • Perfil dos visitantes (sexo, renda, escolaridade, local de origem, atividade principal);
  • Perfil Psicográfico dos visitantes (hábitos e atitudes pessoais e de consumo);
  • Opinião dos expositores e dos visitantes sobre a qualidade dos serviços oferecidos; pelas empresas promotoras e organizadoras das feiras (Infra-estrutura: alimentação, instalações sanitárias, estacionamento, apoio logístico, atendimento aos expositores e visitantes, comunicação visual, lazer, segurança), avaliação voltada tanto aos expositores quanto aos visitantes;
  • E outras categorias de informações conforme solicitações dos clientes.

Nos Congressos

  • Titularidade e experiência acumulada dos palestrantes;
  • Desempenho e familiaridade dos palestrantes, em relação aos temas tratados;
  • Locais de origem e instituições as quais pertencem os palestrantes;
  • Perfil psicográfico: hábitos e atitudes dos participantes de congressos;
  • Locais de origem, empresas e instituições as quais pertencem os participantes;
  • Opinião dos palestrantes e dos participantes sobre a qualidade dos serviços; oferecidos pelas instituições promotoras e organizadoras dos congressos: (hospedagens, alimentação, infra-estrutura de apoio);
  • E outras categorias de informações conforme solicitações dos clientes.

A metodologia gerada por esta tecnologia é de fundamental importância para subsidiar o planejamento de novos projetos, levando ao sucesso futuros eventos.

Pesquisa de Propaganda

Ferramenta desenvolvida pensando em cada aspecto das necessidades da pesquisa publicitária. O resultado é um rico diagnóstico qualitativo baseado em análise de conteúdo dos ingredientes responsáveis por uma propaganda eficaz.

  • Avaliação do potencial das principais dimensões de uma publicidade eficaz;
  • Utilização de grupos especialmente desenhados para a exploração publicitária.

Saúde e Fortalecimento da Marca

Modela os fatores-chaves da saúde da marca que estão correlacionados com o seu desempenho no mercado.

É um estudo para sua marca, bem como para os concorrentes. O resultado aponta as ações a seguir e não apenas uma relação de áreas com problemas que devem ser considerados.

  • Como a marca se diferencia?
  • Estes atributos são importantes?
  • Quais atributos são genéricos da categoria e também compartilhados por outras marcas?
  • Os preços são aceitáveis (competitivos)?
  • O valor da marca permite aumentar o preço?
  • Quanto os consumidores se preocupam com a escolha das marcas na sua categoria?

Construção da Reputação Corporativa

Ferramenta de pesquisa criada para diagnosticar a reputação de empresas e instituições.

  • Identifica os pontos fortes e fracos da imagem corporativa e viabiliza o entendimento das percepções na composição geral da reputação;
  • Investiga pormenores da comunicação descobrindo fatores de risco, criando caminhos para que as mensagens sejam transmitidas com eficácia;
  • Aplica-se a todo o rol de stakeholders de uma empresa ou instituição mantendo um conjunto de medidas comuns a todos os públicos;
  • Diagnósticos comparativos, estabelecendo paralelos entre as imagens da instituição, do segmento ao qual pertence, e da instituição com seus principais concorrentes.

Estratégia Política e de Comunicação para Campanhas Eleitorais

Pesquisas eleitorais vão muito além de medir qual o candidato que está em primeiro e em último lugar. As pesquisas eleitorais permitem tomar decisões estratégicas. Informam qual o posicionamento de cada candidato e o que deve ser feito na sua estratégia de comunicação para otimizar suas chances de sucesso nas eleições.

Os diagnósticos de Estratégia Política e de Comunicação para Campanhas Eleitorais permitem posicionamentos em:

  • O que a população realmente deseja?
  • Quem tem mais chances de ganhar e quem tem menos?
  • Quais são os pontos fortes e fracos de cada candidato?
  • Quem o partido deveria escolher como candidato?
  • A estratégia do candidato é uma estratégia vencedora?
  • Quais são os principais problemas e como os eleitores lidam com eles?
  • Qual é o candidato ideal segundo a percepção da população?
  • Quais são os grandes temas que mobilizam a simpatia do eleitorado?
  • Quais são os discursos mais adequados a imagem do candidato?

Administração e Políticas Públicas

Investigações na área de políticas públicas revelam um retrato fiel do que está acontecendo e permitem tomadas de decisões que aumentem a satisfação e o apoio da população sem aumentar custos. São dados coletados a partir de bases primárias e secundárias permitindo aos que tomam decisões de investimentos e gastos, que orientem seus recursos de maneira que possam resolver os problemas mais prementes da população.

  • Quantos cidadãos são vítimas de problemas de saúde, habitação, segurança e educação?
  • Onde e quando alocar recursos da saúde visando reduzir filas em hospitais e postos de saúde?
  • Onde e quando alocar recursos para educação, segurança, transporte e lixo?
  • Como aumentar a satisfação com as políticas públicas gastando menos?
  • Como combinar de maneira satisfatória as prioridades técnicas e políticas?

Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional

Lealdade, compromisso e fidelidade dos colaboradores.

Pesquisa utilizando o método qualitativo, em que, um grupo ou alguns grupos de 8 a 10 colaboradores é reunido para uma discussão com a participação de um moderador. Esta investigação é uma ferramenta que permite a identificação da vulnerabilidade no processo de gestão de pessoas e principalmente descobrir e aperfeiçoar a lealdade e o compromisso dos colaboradores tendo em vista a busca de maior produtividade e lucratividade para a empresa.

  • Qualidade de vida no trabalho
  • Condições favoráveis ao bom desempenho das funções
  • Aspectos da fidelização e da não fidelização
  • Atributos de trabalho e salário
  • Perspectivas profissionais versus carreiras
  • Motivação

Levantamento de oportunidades Comerciais e Avaliação de Novos Canais de Venda

A geografia de mercado é hoje uma ferramenta estratégica para a tomada de decisões necessárias.

A implantação de novos negócios. Definir a localização ideal de um negócio (varejo, prestação de serviços, hospitais e hotéis) assumiu importância fundamental, pois, assegura o sucesso e a rentabilidade desejados.

  • Quem são e onde estão os nossos clientes?
  • Onde estão nossos concorrentes?
  • Quais esforços os clientes estão dispostos a despender para adquirir o produto/serviço?
  • Como entender o fator acessibilidade? As barreiras geográficas inibem os consumidores?
  • Quais cidades, bairros, ruas devem ser priorizados?
  • Descobrir potencial de mercado;
  • Traçar um completo mapeamento da concorrência;
  • Vocação e Potencial de área comercial para instalação de diversos tipos de empreendimentos.

Este estudo é aplicado em conjunto às metodologias tradicionais e a tecnologia GIS, Geografic Informacion Systems o que proporciona um amplo leque de informações tais como:

  • Mapas temáticos e cadastrais constituídos a partir de dados alfanuméricos com bases cartográficas digitalizadas, que permitem a construção e análise de cenários mercadológicos;
  • Mapeamento georeferenciado, agregado por setores censitários, constituído por dados sócio-economicos e demográficos, tais como: número de condições de domicílio, população por sexo e faixa etária, escolaridade, acesso à bens e serviços, níveis de renda do chefe da família e renda média dos moradores.

Gestão Condominial e Patrimonial

A JEO Brasil conta com equipe técnica com formação e experiência no trabalho com gestão condominial e patrimonial e nos últimos anos vem atuando na gestão condominial e patrimonial junto com as ações do trabalho técnico social nos empreendimentos sob a forma de condomínio verticalizados ou de tipologia mista, incentivando a autogestão na administração dos condomínios.

A empresa elabora o Plano de Trabalho contendo as atividades a serem desenvolvidas e o cronograma físico financeiro. Desde a fase de formação do condomínio. Presta assessoria técnica nas reuniões que antecedem a ocupação informando aos beneficiários do Programa sobre os seguintes aspectos.

  • Projeta o custo de manutenção e consumo do condomínio em relação ao rateio das despesas entre os condôminos (ordinárias e extraordinárias);
  • Regramento das obrigações dos condôminos em relação ao Código Civil e outras legislações pertinentes, regramento das obrigações do síndico e conselho fiscal em relação ao Código Civil e outras legislações pertinentes, interagindo com o Trabalho Social (TS) na identificação de potenciais lideranças, e articulando a eleição de síndico e conselho fiscal. Elabora os relatórios contendo as atividades executadas e os resultados obtidos em cada fase do trabalho, bem como o relatório final.

Pesquisas Sociais

A JEO Brasil constrói o Projeto de Pesquisa tendo como parâmetro, a exploração inicial do objeto social, compõe de maneira criteriosa a fase exploratória do projeto, o que permite antever todo o processo de construção da pesquisa social, a aproximação inicial com o objeto e o campo de investigação proporciona, por exemplo, criar os instrumentos de investigação e, a observação in loco do grupo de pesquisa permitem uma visão mais ampla da construção qualitativa da pesquisa: escolha do tópico de investigação; a delimitação do problema; a definição do objeto e dos objetivos; a construção do marco teórico conceitual e a escolha dos instrumentais de coleta de dados.

Trabalho Técnico Socioambiental

O Trabalho Técnico Socioambiental, elaborado pela JEO Brasil Pesquisa & Projetos, reúne um conjunto de ações que visam promover a autonomia e o protagonismo social, planejadas para criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens/serviços, adequando-os às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, além de incentivar a gestão participativa para a sustentabilidade do empreendimento e promoção da conservação ambiental.